Sucesso e Felicidade

Nesta época de fama a qualquer custo, fiquei pensando sobre o sucesso. O que é ter sucesso? Sucesso é ser bem sucedido naquilo que se busca? Sucesso é obter o reconhecimento de outras pessoas? Sucesso é ser milionário? Sucesso é estar em todas as revistas de fofocas? Sucesso é ser o presidente da maior firma do mundo? O que é o sucesso?

Vivemos num mundo que nos cobra o destaque. Quantos não sonham em estar no Big Brother só para aparecerem na televisão e, assim, terem a sensação de que existem de fato. O anonimato, hoje, tornou-se um tiro no pé, quase uma prova de não-existência. E por quê? Por que ser apenas o João das couves, conhecido e amado pela família e por um restrito número de amigos é tão embaraçoso?, é tão “fracaçoso”?  Por que criamos a ilusão – ou a confusão – de que ter sucesso é sinônimo de se ter fama?

 Ter sucesso não é ser famoso: ter sucesso é ter êxito. E ter êxito, para mim, é alcançar o que buscamos. E não falo de buscas supra-humanas ou sobrenaturais. Não. Nossas metas podem ser pequenas e reais como, por exemplo, aprender a dirigir, aprender a tocar um instrumento, a falar uma língua estrangeira, a começar a fazer trabalhos de caridade, a ter mais paciência com quem amamos, a cuidarmos melhor de nosso jardim, enfim… Ter sucesso pode ser ter o êxito de acordar no hoje e ter como meta fazer a pessoa que está do nosso lado mais feliz. Ter sucesso pode ser conseguir ligar pra sua mãe que está longe para lhe agradecer por todo carinho e dedicação.

Às vezes eu acho que o sucesso está tão próximo de nós que precisamos afastá-lo a ponto de ele se tornar um lugar impossível de se alcançar, a ponto de nós nos tornarmos, devido à essa impossibilidade, eternos miseráveis irrealizados…

Aos treze anos, eu li uma frase num livro do Dr. Lair Ribeiro, que até hoje me lembro:

          “Sucesso é conseguir o que você deseja; felicidade é desejar o que você tem!”

Ou seja, sucesso é conseguir o que você deseja e o que só você deseja, e não o que o outro deseja. Se o outro deseja ser famoso, ótimo, sucesso para ele. Mas, lembre-se, o que o outro deseja é o desejo dele, não é o seu. O que você deseja pode ser apenas vencer uma timidez, vencer o medo de falar em público, vencer o medo de convidar uma paquera pra sair… Sucesso é conseguir o mínimo que você precisa pra se achar o máximo. E felicidade? Ora, felicidade é, depois de ter conseguido o que você desejava conseguir, não menosprezar a coisa por já tê-la conseguido. Felicidade, como diz a frase, é apenas “desejar o que você já tem!”

 Ai, meu Deus, quantas pessoas que eu conheço que não sabem fazer isso. E ao serem tão incapazes de desejarem o que já conseguiram, conseguem ser eternos “bem-sucedidos” sem sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *